terça-feira, 11 de setembro de 2007

Pirataria de Elite

Há algumas semanas assistimos em aula ao documentário Ônibus 174, dirigido por José Padilha. Foi uma belíssima parceria entre Telejornalismo & Novas Tecnologias & Administração de Produtos Editoriais.

No entanto, apesar de ser este o filme que estamos discutindo atualmente, é uma outra produção de Padilha que vem nos chamando mais a atenção. É Tropa de Elite, um longa-metragem ficcional sobre a atuação do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) no Rio de Janeiro, que está previsto para ser lançado em outubro deste ano, mas que... muita gente já o assistiu.

Ninguém ainda sabe como, mas uma cópia do longa vazou por aí e já foi copiada milhares e milhares de vezes e, inclusive, já tem até a sua versão online. Suspeita-se que um integrante da equipe de filmagem tenha furtado (e não roubado, como ensinou mestre Flosi, de Lesislação e Prática Judiciária) uma cópia do filme e distribuído para um parente, que emprestou para um amigo, que quis mostrar para um conhecido, que passou para um desconhecido, e por aí vai.



Atualmente, o filme é um sucesso nas barraquinhas de camelô, apesar de contra a vontade de seu diretor. E pode ser facilmente localizado em sites de download (o arquivo torrent, por exemplo, pode ser encontrado em diversos sites, como o Torrentz).

Tropa de Elite é um longa inspirado no livro Elite da Tropa, lançado em 2006 e escrito pelos policiais André Batista e Rodrigo Pimental e o antropólogo Luiz Eduardo Soares. Vale lembrar que Rodrigo Pimental é o mesmo policial que participou do documentário Notícias de uma guerra particular, assistido pelo JoB no primeiro ano, com o professor de antropologia, Edemílson.

O filme, inicialmente, estava previsto para ser lançado em novembro, mas devido aos fatos foi antecipado para outubro. Santa internet.

Nenhum comentário: