segunda-feira, 16 de abril de 2007

Allan, oooooooo editoooooor!

Separar o joio do trigo. Ah, é um velho clichê, eu sei... mas define bem o que é a edição.

A ilha de edição com aparelhos analógicos me trouxe boas lembranças da edição que realizo para os trabalhos de rádio, tudo feito no computador. Trabalhar com fitas, quatro monitores e aparelhos imensos é divertido, mas presumo que usar programas de informática avançados deve ser bem mais fácil.

Ah, o que importa a comodidade? Eu não estava lá para isso. Hora de ver o que fizemos de bom. Um "povo fala" sobre mentira em relacionamentos. A primeira entrevista, lembro bem, o Fábio ainda não estava acostumado com a idéia de ficar fazendo perguntas às pessoas. Começamos com um amigo. Ficou puro joio, mas serviu para pegarmos o jeito e apenas evoluímos após isso.

Lembro bem dessa entrevista com o motoboy... Ficou excelente, vai para o começo da matéria!

“- Você já mentiu em um relacionamento?

- Sempre! Senão não tem graça!”

Sensacional! Trigo puro!

Entrevistamos um testemunha de Jeová. Neste momento pude praticar um pouco do poder do editor. O homem falou seu discurso religioso, sobre como satanás aplaude a mentira, mas pus no corte final uma fala extremamente sóbria sobre como a falsidade mexe com os sentimentos das pessoas. Ele poderia ter sido representado como alguém que apenas repete o que leu na bíblia, mas ficou como alguém esclarecido. Poder!

Para terminar a matéria, um trigo que no momento em que gravamos já percebi que seria bom. Uma mulher que disse estar mentindo na hora da entrevista, pois estava passeando na Avenida Paulista enquanto deveria estar num vôo para o Mato Grosso. Falsidade ao vivo, espetacular.

Nenhum comentário: