segunda-feira, 16 de abril de 2007

Fazendo o meio-de-campo

O papel do produtor é deixar tudo pronto para que a matéria aconteça. Isso inclui marcar horários para gravação e edição, dialogar com o professor sobre a pauta e também dar um apoio na hora em que a matéria está sendo gravada!

Essa última foi a parte mais divertida. Depois de ter passado pela parte burocrática da produção, saí às ruas com o repórter Fábio e o editor Allan, que também esteve na Paulista acompanhando a gravação. Fiquei com a grande responsabilidade de angariar entrevistados, enquanto o Fábio ficava esperando com a pergunta já na ponta da língua.

O Allan me acompanhou nessa tarefa, e com a ajuda do cameraman, o experiente Alemão, começamos a traçar perfis de possíveis entrevistados. Por exemplo, de acordo com o Alemão nem adianta abordar orientais, já que são muito fechados e dificilmente aceitariam falar conosco.

Ao longo da manhã começamos a pegar certos macetes. Pessoas que passam na rua rindo querem ser entrevistadas. Quem passa se aproximando da câmera também. Para nossa sorte, conseguimos pegar personagens bem legais, e que renderam boas respostas. Claro que sempre tem aquele entrevistado burocrático, mas esse só entra se sobrar tempo na edição... hehe.

Enfim, ser produtor é uma tarefa assaz interessante! Creio que em um jornal nacional, de uma grande emissora, essa figura é mais do que fundamental para que tudo corra bem. Afinal, é ele quem trabalha nos bastidores, faz o meio-de-campo e deixa a bola prontinha para o repórter arrematar! Desculpem o trocadilho infame!

Nenhum comentário: