terça-feira, 17 de abril de 2007

Fordismo jornalístico

Estudamos em jornalismo técnicas e mais técnicas. Exigem uma ampla cultura nossa, contudo somente nos ensinam a sermos máquinas de escrever, vivemos na era do “fordismo jornalístico” em que todos os textos são iguais e da mesma cor... pretos.

Textos foram feitos para ser lidos, ouvidos, sentidos, enfim para serem únicos, para serem arte. Não caros leitores, não devemos fazer do jornal um grande poema sobre o cotidiano, porém devemos levar a notícia com unicidade, com clareza, com sons que agradam nossos ouvidos.

As notícias podem muito bem ser sonoras, mas no bom sentido... quando leio alguns textos em jornal sinto como se fossem martelos batendo em superfícies metálicas, é um barulho ensurdecedor que faz com que eu tenha vontade de fechar o jornal para diminuir o barulho. Melhor seria abrir os jornais e ouvir uma música com harmonia e ritmo, mesmo que tenhamos que ouvir muito mais melodias em tom menor do que maior, entretanto ainda seria uma música harmônica, um texto harmônico.

Bem, quem sou eu para mudar alguma coisa, porém se pudesse eu apenas acrescentaria uma coisa no currículo das faculdades de comunicação, o estudo de teoria musical e poesia, para assim podermos acordar de manhã e ter vontade de ler um jornal, pois se a vida é uma constante tragédia, então que seja uma boa tragédia, com personagens, músicas, cores, catarse e platéia.

2 comentários:

Daniela disse...

Legal o blog meninos, e concordo: por isso os blogs fazem tanto sucesso, you tube & afins.

Fábio disse...

Olha só! Se não é a nossa professora! Que maroto.