segunda-feira, 16 de abril de 2007

A Copa no país do penta










Em 1950, o país sediou o maior evento de futebol no planeta. A Copa do Mundo. O torneio foi bem realizado, sem grandes problemas, mas com memórias amargas para os brasileiros, já que a seleção canarinho perdeu a final para o Uruguai em pleno Maracanã. Desde então, muita bola rolou. O Brasil se tornou pentacampeão mundial, sempre jogando a Copa em outros países. Agora, o presidente da FIFA Joseph Blatter acena com a intenção de realizar o evento em 2014 na América do Sul, fato que não acontece desde 1978 na Argentina. O principal candidato e provável vencedor seria o Brasil.

Quando o assunto é a realização de uma Copa no Mundo no país, costumo ouvir muitas opiniões diferentes. Quando a pessoa é contra, porém, dois argumentos são mais constantes. O primeiro é de que o dinheiro a ser investido no evento seria mais bem aproveitado caso fosse destinado à saúde, à educação, à criação de empregos, enfim, aos grandes problemas do Brasil. Porém pergunto ao leitor. Se essa quantia não for usada na Copa do Mundo, por acaso será aplicado nestas áreas?

Nós sabemos que não. Afinal, se sim, porque já não é feito agora? O Brasil é um país mal-administrado e com um planejamento fraco, todos sabemos disso. Qualquer dinheiro que surge já é desviado (sinônimo bonitinho para “roubado”) por algum político bandido.

Isso me leva ao segundo argumento recorrente. “Ah, o Brasil não tem condições de abrigar uma Copa. Não tem infra-estrutura, não tem segurança, não tem os estádios pra isso.” Eu concordo. O Brasil realmente não tem isso hoje. E alguém está satisfeito com isso? Porque eu não estou. Se não temos infra-estrutura, vamos construir! Imaginem ter a condição de pegar um metrô em São Paulo com a capacidade de chegar em qualquer lugar da cidade. Ou melhores aeroportos no país.

Nós não temos segurança? Pois eu tenho certeza de que ninguém está satisfeito com isso. Vamos melhorar policiamento e outras condições básicas para que os turistas possam andar nas cidades sem serem assaltados. No Rio de Janeiro um estrangeiro mal pode sair do aeroporto sem ser seguido. Para um país turístico isto é péssimo. Nossos estádios estão em má condição? Vamos reformá-los! Aqui no Brasil eles não ficarão abandonados, futebol sempre atrai boas torcidas. Ainda mais se houver esta infra-estrutura.

E isto vale para qualquer questão apresentada. É muito fácil simplesmente cruzarmos os braços e dizermos “não dá pra fazer”. Se o país não está nos agradando, vamos mudá-lo, consertá-lo! Tudo isto com a supervisão e o apoio internacional, já que ninguém confia nos dirigentes tanto do governo quanto do futebol nacional. Se a realização de uma Copa do Mundo é a desculpa para estas mudanças que vão alterar para sempre nosso modo de vida, que seja. Não acredito que exista razão melhor. Afinal... Se não pudermos viver decentemente... Pra quê continuar brincando de montar uma sociedade brasileira?